Autoatendimento

Cálculo do frete e entregas

Como comprar

Ebooks

Formas de pagamento

Política de privacidade

Trocas e devoluções

Termos e Condições

Política de desconto

Cálculo do frete e entregas

Qual o prazo de entrega?

Você pode optar pelas modalidades de envio Normal ou Expressa.

 

Para todo o território nacional, a remessa Normal tem um prazo de entrega que pode variar entre 8 e 15 dias úteis, a depender da localidade.

Já o envio por Sedex tem um prazo que pode variar entre 2 e 6 dias úteis.

 

Em ambas as modalidades o prazo informado segue o registro da tabela dos Correios e inicia a partir da postagem do pedido.

Os pedidos são entregues pelos Correios sempre acompanhados de nota fiscal. Não há possibilidade de agendamento de entrega.

 

Verifique se sua localidade está sujeita a alguma restrição dos Correios. Isso pode atrasar a entrega.

Terminada a seleção do frete, clique em 'Finalizar compra'.

Qual o valor do frete?

Após selecionar os livros e revisar seu pedido na página 'Minha compra', digite o CEP do endereço de entrega e clique em 'Calcular frete'.

Os valores são informados pelo site e apresentam as opções de envio Normal e Expressa, considerando o número de livros impressos (peso) e o local de entrega de acordo o CEP informado (distância).

Os ebooks não são registrados nesse cálculo, pois não há remessa física do livro.

Em caso de devolução por parte dos Correios por insuficiência de endereço ou impossibilidade de entrega, a segunda remessa terá nova cobrança de frete.

Como comprar

Como achar os livros no site?

A pesquisa no site da Editora FGV reconhece qualquer palavra digitada em seu campo de busca e apresenta todos os resultados relacionados. A busca pode ser feita pelo nome completo ou um dos nomes do autor, pelo título do livro ou palavras contidas nele e ainda por ISBN. Como resultado, você obterá uma lista de títulos que atendem por ordem de relevância ao termo pesquisado. A consulta pode ser feita também pelo Assunto ou ainda por Lançamentos, Destaques, Coleções, Gratuitos e outras tantas opções classificadas em nosso site através de ícones para facilitar sua busca. No link Catálogo, localizado no rodapé da página (Autoatendimento), você encontra uma versão em PDF disponível para download.

Como comprar os livros?

Após localizar o livro do seu interesse, clique no botão ‘Comprar'.

O item selecionado será direcionado para a página ‘Minha compra’ onde você poderá pesquisar outros livros e incluir novos títulos no seu pedido clicando no botão ‘Continuar comprando’.

Livros impressos e ebooks podem ser incluídos em uma mesma compra.

Você também pode excluir títulos já selecionados ou alterar a quantidade de itens.

Antes de finalizar seu pedido verifique os livros selecionados, seus formatos (impresso ou ebook) e revise a quantidade de exemplares desejados em ‘Minha Compra’.

Caso possua um ‘Cupom de desconto’, registre esse código no campo correspondente antes de finalizar o pedido.

Para finalizar, basta clicar no botão ‘Finalizar compra’.

O que é ebook e como comprá-lo?

Ebook é o mesmo que livro digital.

Os ebooks da Editora FGV estão disponíveis nos formatos ePub e PDF e podem ser lidos na tela de um computador ou em leitores portáteis (tablets e smartphones), sendo uma opção de leitura mais prática e econômica.

A compra de um ebook segue a mesma sequência do pedido de um livro impresso, exceto na etapa que calcula o frete, já que não há remessa do livro físico. Concluída a compra, um e-mail é enviado para o endereço registrado em nosso site com o link para o download, permitindo o acesso imediato ao seu conteúdo.

Todos os ebooks da Editora FGV estão identificados com um selo vermelho na imagem da capa. Fique atento no momento da compra.

Lembre-se que seu ebook somente deve ser baixado após a instalação obrigatória do programa Adobe Digital Editions e do registro da Adobe ID. Acesse a seção ebooks no ‘Autoatendimento', localizado no rodapé do site, para ter mais informações antes de adquirir seu livro digital.

Porque preciso me cadastrar?

O cadastro no site é indispensável para que sua compra seja concluída com sucesso. Você estará em uma área certificada por tecnologia 100% segura, o que garante a privacidade dos dados, todos processados de forma confidencial e de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Preencha o formulário com as informações necessárias para emissão de nota fiscal e remessa dos livros. Informe, também, se quer receber as novidades, lançamentos e promoções por email. 

Revise as informações para evitar problemas na conclusão da compra ou na entrega adequada do seu pedido e clique em Enviar.

Posso recuperar minha senha?

Para recuperar a senha basta utilizar a opção ‘Esqueci minha senha’ e digitar o email registrado em seu cadastro.

O sistema enviará as informações para recuperação da senha diretamente para este email.

Caso seja necessário alterar seu endereço de email, registre essa solicitação através da seção Contato.

Ebooks

Adobe Digital Editions

Para receber os ebooks da Editora FGV em seu computador é necessário instalar o programa Adobe Digital Editions e registrar a Adobe ID.

 

Este programa é obrigatório, pois todos os ebooks comercializados no site da Editora FGV são protegidos com o DRM da Adobe, que preserva os direitos autorais.

O registro da Adobe ID é extremamente importante, pois apenas com ele será possível baixar seu ebook em outros dispositivos e computadores.

Adobe ID é sua identificação junto à Adobe e nada mais é que seu email e uma senha registrados para esse fim.

Os dados do ‘fornecedor do ebook’ são os mesmos da Adobe ID.

Se tiver alguma dúvida com relação à habilitação, senha ou registros diversos de Adobe IDs, clique aqui para ter acesso à página da Adobe e verificar seus problemas.

Caso a identificação da Adobe ID não seja feita no momento do primeiro download, seu ebook ficará disponível apenas no computador onde ele foi efetuado, não havendo possibilidade de compartilhamento com outros dispositivos.

 

Verifique a opção Como baixar, a seguir,  para ter acesso às informações de como receber seu ebook com sucesso.

 

Os ebooks da Editora FGV NÃO são compatíveis com os dispositivos Kindle (caso possua este dispositivo, efetue a compra diretamente na Amazon) e Windows Phone. O ADE não é compatível com o sistema LINUX.

Como baixar

Para receber com sucesso o ebook adquirido no site da Editora FGV, siga atentamente as instruções abaixo.

 

Em seu computador:

 

Clique aqui para ser direcionado para a tela de download do programa Adobe Digital Editions.

Escolha a versão mais adequada à sua plataforma – Windows ou Macintosh.

Após aceitar os termos e condições do programa, siga o passo a passo de instalação, avançando as etapas até que ele seja instalado.

 

Lembre-se de registrar sua Adobe ID*. Apenas com essa informação seu ebook poderá ser compartilhado com outros dispositivos.

 

*Caso não possua a Adobe IDclique aqui para registrá-la.

 

Clique no link do ebook encaminhado para o email registrado em nosso site no momento da sua compra e opte por ABRIR (não 'Salvar') este arquivo escolhendo o programa Adobe Digital Editions.

 

Caso opte por SALVAR, localize o arquivo URLLINK.ACSM em seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre ele e peça para ABRIR, escolhendo o programa Adobe Digital Editions nesta abertura.

 

Pronto! Seu ebook já pode ser lido.

 

 

Em seu smartphone:

 

Localize o programa Adobe Digital Editions na sua loja de aplicativos.

 

Após baixá-lo, entre no menu e escolha "Settings" para autorizar o programa com sua Adobe ID.

 

Use o link enviado para baixar seu ebook.

 

Pronto! Seu ebook já pode ser lido.

 

 

Sua leitura pode ser feita através do próprio programa Adobe Digital Editions ou por meio de aplicativos de leitura, como o Aldiko ou o Blue Fire Reader.

Com o leitor de preferência instalado, toque no link do ebook encaminhado para o email registrado em nosso site no momento de sua compra e opte por abrir o arquivo através desse aplicativo.

 

Usuários Apple: Lembramos que apenas ebooks adquiridos diretamente na iBooks Store são recebidos e lidos no iBooks. Caso tenha preferência por essa plataforma de leitura, verifique se o ebook do seu interesse já está disponível na iBooks Store e faça a compra através desta loja.

 

Em seu tablet: Atualmente, a forma mais fácil de receber o ebook adquirido no site da Editora FGV diretamente em seu tablet (inclusive iPad) é usando o aplicativo de leitura Blue Fire Reader.

 

Usuários Kindle: Os ebooks da Editora FGV não são compatíveis com esse dispositivo. Caso tenha preferência por essa plataforma de leitura, verifique se o ebook do seu interesse já está disponível na Amazon e faça a compra através desta loja.

O mesmo ocorre para Google Play.

 

Usuários Windows Phone e Linux: Os ebooks da Editora FGV não são compatíveis com esse dispositivo.


Importante:


Em pagamentos realizados através de Cartão de crédito, o link de acesso ao ebook será encaminhado automaticamente para o email registrado em nosso site, logo após a finalização da compra;

 

Para pagamentos feitos com boleto bancário, o link será enviado tão logo nosso sistema receba a informação de pagamento de forma automática, através do retorno bancário. Com esta quitação, o link de acesso ao ebook será encaminhado automaticamente para o email registrado em nosso site.

 

Informações adicionais:


O link de download do seu ebook também ficará disponível na aba 'Meus pedidos';

Seu ebook poderá ser adicionado à biblioteca do Adobe Digital Editions ou lido em outro aplicativo de leitura;

O compartilhamento do seu ebook poderá ser feito em até 5 dispositivos, desde que estejam atrelados ao mesmo Adobe ID.

 

Boa leitura!

Como comprar

1.  Tenha o Adobe Digital Editions instalado em seu computador antes de comprar o seu ebook;

 

O download deste programa, necessário para a leitura do seu ebook, pode ser feito clicando aqui. Lembre-se de usar a sua Adobe ID* na ativação do ebook para que ele seja recebido com sucesso e compartilhado em até mais 5 dispositivos (computador, tablet ou smartphone).

 

*Caso não possua a Adobe IDclique aqui para registrá-la.

 

Os ebooks da Editora FGV NÃO são compatíveis com os dispositivos Kindle e Windows Phone e o Adobe Digital Editions não é compatível com o sistema LINUX;

 

2. Escolha o seu ebook em nosso site e inicie o processo de compra. Todos os ebooks estão identificados com um selo vermelho na imagem da capa;

 

3. Para adquirir mais títulos, coloque-os em seu carrinho de compras. Você pode utilizar o mesmo carrinho para comprar ebooks e livros impressos;

 

4. Quando todos os itens desejados estiverem em seu carrinho, clique no botão Concluir Compra.

 

Para usuários já cadastrados será necessário apenas efetuar o login. Caso não possua cadastro, uma nova tela será aberta para este registro;

 

5. Esteja atento ao registrar seu e-mail, pois é através dele que a Editora FGV enviará o link para download do ebook após a confirmação pagamento;

 

6. Utilize a Adobe ID* para receber seu ebook. Apenas com essa informação seu ebook poderá ser compartilhado com outros dispositivos.

 

*Caso não possua a Adobe IDclique aqui para registrá-la.

 

Após o download concluído, seu ebook ficará salvo na pasta My Digital Editions, criada automaticamente em seu computador nesse processo. Desta forma, lembre-se de efetuar um backup dessa pasta caso haja necessidade de formatação do computador. Esse procedimento é extremamente importante e necessário para garantir a posse do seu ebook.

Dúvidas

1. O que é um ebook? ebook é o mesmo que livro eletrônico ou livro em formato digital.

 

2. O que é um ereader? O eReader é o leitor de livros digitais. Pode ser um dispositivos com a função única de leitura ou equipamentos com outras funções, como os tablets e smartphones.

 

3. Quais são os formatos dos ebooks? A Editora FGV disponibiliza seus títulos nos formatos ePub e PDF, todos com o DRM da Adobe. Na opção 'Detalhes do produto' é possível verificar qual o formato do eBook selecionado.

 

4. Onde posso comprar ebooks da Editora FGV? Todos os ebooks da Editora FGV (nos formatos ePub e PDF) estão à venda em nosso site. Os títulos disponíveis no formato ePub também podem ser adquiridos na loja Apple Brasil, diretamente pela iBooks Store através dos dispositivos Apple, no site da Kobo, Amazon e Google Play.

 

5. Todos os títulos da Editora FGV existem no formato eBook? A Editora FGV está convertendo todo o seu catálogo para o formato digital. Vários títulos já estão disponíveis nos formatos PDF e ePub, incluindo livros já esgotados em versão impressa e títulos lançados exclusivamente no formato digital.

 

6. Como terei acesso ao arquivo do meu eBook? Para que seu ebook seja recebido e lido com sucesso, é necessário que o Adobe Digital Editions esteja instalado e habilitado com o Adobe ID em seu computador ou smartphone. Somente com este programa habilitado desta forma será possível abrir o arquivo do seu ebook e compartilhá-lo em outros dispositivos. 

 

7. Onde os meus ebooks ficarão armazenandos? Os ebooks adquiridos na Editora FGV poderão ser armazenados na estante virtual do Adobe Digital Editions ou no software de leitura instalado. Lembramos que o leitor nativo dos dispositivos Apple (iBooks) apenas recebe e lê ebooks adquiridos nas lojas Apple. Desta forma, é necessária a instalação de um leitor também nessa plataforma, para a leitura do seu ebook. Apenas ebooks adquiridos na Amazon são entregues diretamente no Kindle.

 

8. Onde os meus ebooks ficarão salvos? Após o download concluído, seu eBook ficará salvo na pasta My Digital Editions, criada automaticamente em seu computador nesse processo.

 

9. Como devo proceder para manter meus ebooks no caso de formatação do meu computador? Será necessário efetuar o backup da pasta My Digital Editions, caso haja necessidade de formatação deste computador. Esse procedimento é extremamente importante e necessário para garantir a posse do seu eBook.

 

10. Quantas vezes posso fazer download de um eBook? O download do eBook pode ser feito até 5 vezes, também em computadores distintos, desde que o Adobe Digital Editions esteja registrado e autorizado com o mesmo Adobe ID. Ainda será possível compartilhar o eBook com até mais 5 dispositivos distintos, também através dessa identificação. Caso seja utilizada a opção de registro anônimo do Adobe Digital Editions (sem o cadastramento do Adobe ID) em sua instalação, os ebooks baixados ficarão disponíveis apenas no computador onde o download foi efetuado, impossibilitando novos downloads e compartilhamentos.

 

11. Qual a validade do link do eBook? A partir da conclusão do primeiro download, o link do seu eBook ficará válido por 30 dias. Após esse período, não será mais possível baixar seu eBook, mas os arquivos já baixados permanecerão habilitados para compartilhamento nos outros dispositivos.

 

12. O que significa DRM? DRM significa Digital Rights Management (Gerenciamento de Direitos Autorais). Ao garantir que um eBook pertença somente a uma pessoa e não possa ser copiado ilegalmente ou compartilhado com terceiros, o DRM perimite que as leis de proteção aos direitos autorais sejam respeitadas e os autores sejam devidamente compensados. A quebra desta proteção configura ato ilegal e, claro, desonesto.

 

13. Posso imprimir ou copiar os meus ebooks? Os ebooks da Editora FGV NÃO poderão ser impressos ou copiados em parte ou na íntegra em qualquer dispositivo, como CDs, pendrives ou similares, bem como em programas de edição de texto, imagem ou similares. A ação de copiar e colar o conteúdo dos ebooks também não é permitida.

 

14. Posso compatilhar os meus ebooks? O proprietário do ebook pode fazer compartilhamento do seu conteúdo em outros dispositivos, como tablets, smartphones, e-readers e computadores, desde que habilitados com o mesmo Adobe ID utilizado no momento do primeiro download. O compartilhamento do eBook em dispositivos de terceiros não identificados com o Adobe ID original do proprietário, bem como em sites ou em outras plataformas de acesso ou compartilhamento de arquivos não é permitido e caracteriza distribuição não autorizada de conteúdo com direitos autorais protegidos.

 

15. Os ebooks da Editora FGV são compatíveis também com o Kindle? Não. A Editora FGV optou pelo DRM da Adobe por ser o mais universal entre os leitores digitais. O Kindle, entretanto, aceita apenas ebooks protegidos por DRM da própria Amazon – além de ebooks desprotegidos nos formatos Mobi e PDF. Verifique nesta loja se o ebook que deseja já está disponível.

 

16. Os ebooks da Editora FGV são compatíveis também com o Windows Phone? Não. A Editora FGV optou pelo DRM da Adobe por ser o mais universal entre os leitores digitais. O Windows Phone, entretanto, não aceita aplicativos de leitura compatíveis com esta proteção.

 

17. Consigo baixar o ebook no sistema LINUX? Não.O sistema Adobe Digital Editions não é compatível com esta plataforma.

 

18. Os ebooks da Editora FGV são compatíveis também com iPhone e iPad? Sim. Você deverá utilizar um aplicativo de leitura compatível com o Adobe DRM. Alguns dos aplicativos que são compatíveis atualmente são o BlueFire Reader, iFlow e o ePagine Reader. Todos são gratuitos e podem ser baixados na App Store. Apenas os ebooks adquiridos diretamente na iBooks Store são recebidos e lidos pelo iBooks. Todos os ebooks da Editora FGV disponíveis no formato ePub também estão à venda na iBooks Store e são recebidos diretamente pelo iBooks. Se tiver preferência por esse leitor de ebooks, efetua a compra diretamente na iBooks Store.

 

19. Como faço para receber o ebook em meu tablet (inclusive iPad)? Atualmente, a forma mais fácil de receber o eBook adquirido no site da Editora FGV diretamente em seu tablet (inclusive iPad) é usando o aplicativo de leitura Blue Fire Reader. Com o Blue Fire Reader instalado, toque no link do eBook encaminhado para o email registrado em nosso site no momento de sua compra e opte por abrir o arquivo através desse aplicativo. Pronto! Seu eBook já pode ser lido. Caso seja possível baixar o app Adobe Digital Editions neste dispositivo, o ebook poderá ser recebido diretamente em seu dispositivo. 

 

Lembramos que sua Adobe ID será necessária para receber o eBook com sucesso através desse app. Apenas os ebooks adquiridos diretamente na iBooks Store são recebidos e lidos pelo iBooks. Todos os ebooks da Editora FGV disponíveis no formato ePub também estão à venda na iBooks Store e são recebidos diretamente pelo iBooks. Se tiver preferência por esse leitor de ebooks, efetue a compra diretamente na iBooks Store.

 

20. Não estou conseguindo fazer o download do eBook. Em primeiro lugar, verifique se sua conexão com a internet está ativa. Se ela estiver funcionando normalmente, entre na sessão 'Como baixar' ou verifique, abaixo, os erros comuns, para obter instruções detalhadas.

 

21. Não conseguiu receber seu ebook? Temos um passo a passo e dicas sobre alguns erros comuns que podem ocorrer no Adobe Digital Editions.

 

Navegador Firefox: Clique no link do seu ebook, opte por ABRIR (não salvar) e escolha o programa Adobe Digital Editions para finalizar este processo.

 

 

Navegadores Google Chrome e Internet Explorer: Clique no link do seu ebook e faça o download do arquivo .ACSM.


 

 

Após o download, localize o arquivo na pasta onde foi baixado, clique nele e opte por ‘Abrir’, escolhendo o programa Adobe Digital Editions para finalizar este processo.

 

Observações importantes:

 

* Os dados do ‘fornecedor do ebook’ são os mesmos da Adobe ID;

 

* Indicamos os leitores Aldiko BlueFire Reader para receber e ler o ebook em dispositivos móveis. O ideal é procurá-los na loja do seu smartphone.

 

Erros comuns no Adobe Digital Editions:

 

* O programa correto para receber os ebooks é o Adobe Digital Editions. O programa Adobe Reader não é compatível com o formato dos ebooks disponíveis.

 

* Nunca autorize seu computador sem a Adobe ID. Com este registro você poderá compartilhar o ebook em outros dispositivos.

 

 

*O erro abaixo é referente ao registro da Adobe ID. Ele informa que o ebook solicitado já foi baixado anteriormente com uma Adobe ID diferente da registrada nesta tentativa ou que este ebook foi baixado pela primeira vez sem nenhuma Adobe ID. Em ambos os casos, o ebook não será baixado novamente.

 

 

* Se ao clicar no link de acesso ao ebook o navegador apresentar as mensagens de erro [0108]: Não foi possível obter este livro [status ACS=&0] ou Erro ao obter a licença. Problema de comunicação com o Servidor de licença: E_ACT_NOT_READY, aguarde alguns instantes e tente novamente. Este erro é do sistema da Adobe que, por situações diversas, pode não estar ativo no momento da tentativa. Não trata-se de um problema no link do ebook ou no programa Adobe Digital Editions e sim a algum problema de comunicação com os servidores da Adobe.

 

* Se o programa apresentar as mensagens 'Erro de conexão' ou 'Error! Check Activation!' ou E_Stream_Error, conforme telas abaixo:


 

 

pressione o comando CTRL+SHIFT+D (Cmd+Shift+U em iOS) para desautorizar sua Adobe ID e, em seguida, peça nova autorização no Adobe Digital Editions na aba ‘Ajuda’ e registre novamente sua Adobe ID:

Caso ocorra o erro E_AUTH_BAD_DEVICE_KEY_OR_PKCS12 indicamos tentar o procedimento acima. Não solucionando, a Adobe indica fazer um backup de todos os ebooks e, em seguida, desistalar e reisntalar o programa.
 

Se o programa apresentar a mensagem 'O Digital Editions não conseguiu se conectar ao servidor de satisfação', conforme tela abaixo:

 

Verique se a rede do seu computador ou do dispositivo, caso esteja no WiFi, possui alguma restrição. Isso pode ocorrer normalmente em redes de acesso de empresas, que possuem perfis limitados para uso dos funcionários. Neste caso, verifique com a TI do local a possibilidade de instalação completo do programa e download do ebook, ou opte por baixá-lo em sua rede particular.

 

Se ainda assim este erro persistir, ou o programa apresentar as mensagens: "Erro de DRM da Adobe" ou "E_ADEPT_IO" ou "E_ADEPT_REQUEST_EXPIRED" ou verifique as situações abaixo:

 

@ Ajuste o relógio do seu computador de acordo com o horário oficial de Brasília e tente novo download. Isso ocorre em localidades com fuso-horário ou que não aderem ao horário de verão;

@ Verifique restrições da rede;

@ Desative o firewall, o antivírus ou o software de proxy.

 

Em caso de algum erro não registrado aqui ou se ainda tiver dúvidas, envie um email na opção 'Contato' logo abaixo, no rodapé.

Formas de pagamento

Como posso pagar minhas compras?

A última etapa da compra online é a opção de pagamento.

Você pode escolher entre cartão de crédito ou boleto bancário.

Por cartão de crédito

O pagamento com cartão de crédito pode ser à vista ou parcelado. O número de parcelas sem cobrança de juros é informado pelo site de acordo com o valor total da compra. O valor mínimo estabelecido para cada parcela é de R$30,00.

Lembre-se que você está em uma área 100% segura que garante a privacidade dos seus dados. É necessário preencher corretamente todos os campos para que a compra seja autorizada pela administradora do cartão. 

Caso haja desistência da compra após a finalização deste processo será necessário o envio da solicitação junto aos dados do cartão, para que seja possível o cancelamento da transação junto à administradora.

Por boleto bancário

Ao marcar a opção boleto bancário, uma nova janela é aberta permitindo a visualização e a impressão do boleto. O pagamento é à vista e será registrado em nosso sistema em até 2 (dois) dias úteis após a quitação bancária.

Caso haja desistência da compra após a finalização deste processo, basta não efetuar o pagamento do boleto bancário que o pedido será cancelado de forma automática após o vencimento do boleto.

Política de privacidade

Política de Privacidade

Política de Privacidade: Site da FGV Editora

 

Apresentação

Desejamos boas-vindas ao Portal da FGV Editora e fazemos um convite para que conheça nossa nova Política de Privacidade. Sabemos que é um pouco logo, mas é importante.

 

Primeiro, vamos nos apresentar. Somos a Editora da Fundação Getúlio Vargas, inscrita sob o CNPJ 33.641.663/0036-74. Estamos localizados na Rua Jornalista Orlando Dantas, 44-parte, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ. Possuímos o site de e-commerce https://editora.fgv.br/, destinado comercializar e/ou disponibilizar livros e e-books.

 

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD” (Lei Federal nº 13.709.2018), teremos acesso e controle sobre algumas de suas informações enquanto você estiver em nosso site ou nele se cadastrar.  Além disso, seremos responsáveis por definir o uso interno dessas informações e por protegê-las. Faremos tudo isso zelando pela sua privacidade e pela proteção de seus dados pessoais.

 

Nós prezamos pela segurança dos seus dados, respeitamos sua privacidade e nos importamos com a transparência de nossas próprias ações. Por esse motivo, apresentamos esta Política com informações sobre coleta, uso, compartilhamento, armazenamento, entre outros tratamentos das suas informações e de seus dados pessoais.

 

Para facilitar a compreensão desta Política, fique atento em algumas definições. Quando você encontrar o termo “dados pessoais”, saiba que estamos nos referindo a toda e qualquer informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável. Também são considerados dados pessoais aqueles utilizados para formação do perfil comportamental de determinada pessoa natural. A pessoa a quem os dados pessoais se referem são chamadas de “Titulares”. Atente-se para o fato de que nem todo dado é dado pessoal. Esta Política abrange a governança de dados de um modo geral, mas, sobretudo, de dados pessoais.

 

Se, por outro lado, nós nos referirmos a “Controlado(a)”, saiba que estamos nos referindo àquele a quem compete tomar as decisões acerca do uso dos dados pessoais, no caso nós da FGV Editora, que, de agora em diante, será também referida pelos termos “FGV Editora”, “nós” ou “nossos”. E, por fim, quando nos referirmos a “usuário”, saiba que estamos nos referimos a você, ‘Titular’ dos dados, pessoa natural ou instituição que trafega em nosso site e que também poderá ser identificado como “você”, “seu” ou “sua”.

 

A presente Política de Privacidade está dividida nos seguintes tópicos:

 

1. Coleta de dados

2. Uso dos dados e agentes de tratamento

3. Compartilhamento dos dados

4. Armazenamento e segurança dos dados

5. Direitos dos Titulares de dados 

6. Contato relacionado à proteção de dados

7. Mudanças na Política de Privacidade

 

1. Coleta de dados

Os tipos e as quantidades de dados, sejam eles pessoais ou não, que coletamos variam de acordo com o tipo de atividade que você pratica no nosso site. Os dados coletados são utilizados apenas para as finalidades de prestação dos serviços oferecidos pela FGV e para as finalidades descritas nesta Política. Toda a nossa atividade de coleta e utilização de dados assenta-se sobre alguma base legal autorizativa.  A seguir, nós listamos os dados que coletamos, explicamos em quais situações a coleta ocorre e, por fim, demonstramos, na tabela inserida no item 1.6, a base legal que nos autoriza a fazê-lo.

 

1.1 Visitantes do domínio FGV Editora

No caso de haver simples navegação no site da FGV Editora - sem que haja qualquer tipo de cadastro -, coletamos dados referentes a essa atividade. Os dados de navegação dizem respeito a informações sobre o navegador (browser e versão utilizada), o sistema operacional, o endereço de IP, o registro da data/hora da visita, as URLs (Uniform Resource Locators), os conteúdos e informações pesquisados e visualizados no nosso Portal, a definição da tela e do comportamento na Plataforma. Objetivamos com isso verificar a sua identidade e também monitorar e controlar o uso que você e outros usuários fazem do nosso Portal.  

A coleta dos dados de navegação ocorre, entre outras maneiras, por meio de cookies. Os cookies são pequenos arquivos de texto depositados por um site servidor no computador do usuário para “memorizar” algumas informações relativas à navegação e para, a partir desse procedimento, associar e distinguir os usuários. Os cookies capturam os dados não sigilosos do equipamento e cumprem diferentes funções.

Nosso Portal se utiliza de basicamente três tipos de cookies. Nós utilizamos cookies operacionais cuja função consiste basicamente em capturar informações do seu equipamento tais como browser utilizado, versão e definição do monitor com o propósito de viabilizar a melhor experiência de navegação em nosso website. Por meio da utilização de cookies operacionais, nós conseguimos permitir a disposição do conteúdo do nosso Portal de forma adequada ao tamanho da sua tela por exemplo. Conseguimos também ajustar a velocidade de conexão, ativar funcionalidades essenciais (como software e antivírus), entre outras. Esses cookies permanecem habilitados o tempo todo durante a sua navegação, mas, caso você deseje recusá-los, desabilitá-los ou apagá-los por meio das configurações do seu navegador, você poderá fazê-lo. Nesse caso, algumas áreas do website poderão não funcionar corretamente.

Além dos cookies operacionais, nós utilizamos cookies analíticos cuja função consiste em nos ajudar a entender como você utiliza nosso Portal. Por meio de cookies analíticos, nós conseguimos gerar dados estatísticos agregados de uso do nosso website através do Google Analytics como, por exemplo, índice de audiência, locais mais acessados etc. Esses dados são utilizados para permitir o aprimoramento do nosso Portal no futuro. Para que funcionem corretamente, os cookies analíticos precisam do seu consentimento.

Por fim, utilizamos ainda um outro tipo de cookies, qual seja, os cookies comportamentais de marketing, cuja finalidade consiste em exibir anúncios relevantes que possam ser de seu interesse. Por meio da captura de dados relacionados às atividades que você pratica em nosso Portal como, por exemplo, buscas por livros e outros produtos, nós conseguimos identificar alguns de seus gostos e suas preferências e, conseguimos, com isso, sugerir itens de compras relacionados, entre outros anúncios.

Para mais informações a respeito da nossa Política de cookies, visite a página do link relacionado.

 

1.2 – Cadastramento

Quando você realiza uma compra no nosso site, a você é pedido que nos forneça algumas informações e dados pessoais. Nós coletamos esses dados a fim de verificar a sua identidade e concluir a sua compra com segurança. Para finalizar o cadastro, nós coletamos o seu nome, seu número de CPF, seu número de identidade, seu endereço de e-mail, seu número de telefone e celular, sua data de nascimento e seu endereço domiciliar.

 

1.3 - Efetivação de compra

Após a efetivação do cadastro e a reserva de algum produto físico disponível em nosso estoque, nós pedimos que você nos forneça alguns dados adicionais sobre pagamento e sobre entrega a fim de concluir a compra (no caso de aquisição de bens físicos). É importante, nesse momento, que você nos informe o seu endereço de cobrança, o seu endereço para a entrega do produto, e também algumas informações do cartão crédito (no caso de você utilizar esse meio de pagamento). Deixamos bastante claro que não visualizamos, manipulamos ou armazenamos dados do cartão de crédito, quando essa forma de pagamento é escolhida. As informações do cartão aparecem apenas parcialmente em nosso site.

 

1.4 – Histórico de ações praticadas em nosso site

Todas as atividades que você pratica em nosso Portal são registradas para controlar a licitude de suas ações e também a fim de perceber suas preferências. Nossa análise em relação a isso pode te ajudar em futuras compras e atendimentos. Para desempenhar essas funções corretamente, nós coletamos e cruzamos algumas informações relativas ao seu acesso. São elas: dados cadastrais, tipo de produto selecionado, quantidade do produto, valor da mercadoria (em unidades), valor total da compra ou transação, natureza da transação financeira, informações sobre a conta bancária e outros meios utilizados (quando necessário e fornecido).

 

1.5 – Outras informações

Nós podemos coletar dados pessoais que você mesmo tornou público como, por exemplo, dados divulgados por meio de comentários na internet. Nós coletaremos esses dados possam ter alguma relação com as atividades que você pratica ou praticou no nosso Portal. Além disso, poderemos coletar dados que você mesmo voluntariamente nos fornecer como, por exemplo, aqueles compartilhados por meio de comunicações com a FGV Editora por meio de nosso chat ou serviço mais geral de atendimento ao consumidor.

 

1.6 – Sistematização dos dados coletados

Na tabela abaixo, indicamos de forma sistematizada os tipos de dados que coletados, as finalidades para as quais nós os usamos e a base legal que nos autoriza a proceder da maneira indicada.

Atividade

Tipo de dado

Base legal para o tratamento

Visita ao site para navegação

Informações sobre o navegador (browser e versão utilizada), sistema operacional, cookies, endereço IP, registro da data/hora da visita, URL, conteúdos e informações pesquisados e visualizados, definição da tela e comportamento no site, cookies.

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória, legítimo interesse e consentimento (nesse último caso para os cookies analíticos e comportamentais).

Cadastro de usuário

para aquisição de livros e e-books (no site da FGV Editora)

Nome completo; endereço de e-mail; sexo; data de nascimento; número de CPF; número de RG; endereço físico completo; telefone; áreas de interesse; dados de acesso (IP, nome de usuário, e-mail, senha, data e hora de acesso);

Consentimento

Efetivação de compra

Endereço de cobrança; endereço de entrega do produto; informações do cartão (no caso utilização esse meio de pagamento)

Consentimento, cumprimento obrigação legal e execução de contrato.

Histórico de ações praticadas no Portal

Dados cadastrais, tipo de produto selecionado, quantidade do produto, valor da mercadoria (em unidades), valor total da compra ou transação, natureza da transação financeira, informações da conta bancária e outros meios utilizados (quando necessário e fornecido)

 

Legítimo interesse e cumprimento de obrigação legal

Outras informações

Dados tornados públicos pelo Titular (e.g. comentários deixados em nosso Portal contendo nomes, endereços, preferências, participação em eventos que identifiquem o(a) Usuário(a), dados voluntariamente fornecidos pelo Titular (e.g.mensagens de comunicação com o nosso atendimento contendo nome, endereço, CPF, entre outros).

Legítimo interesse  e consentimento

 

2. Uso de dados

No geral, nós tratamos diversos dados pessoais para garantir um atendimento de qualidade e melhorar sua experiência em nosso Portal. Além disso, objetivamos com o tratamento de dados atender a uma série de finalidades específicas, entre elas: 

a) Auxiliar no diagnóstico e solução de problema técnicos;

b) Desenvolver novas funcionalidades.

c) Viabilizar a venda do livro e/ou e-book adquirido em nosso site;

d) Realizar o atendimento de solicitações, dúvidas e reclamações em nossa Central de Atendimento;

e) Identificar corretamente o usuário cadastrado;

f) Providenciar o envio dos livros e/ou e-books adquiridos;

g) Auxiliar no diagnóstico e solução de problemas técnicos que sejam relacionados ao nosso site;

h) Desenvolver novas funcionalidades, melhorando a sua experiência conosco; e

i) Entrar em contato com você, quando necessário e/ou autorizado por você. Esses contatos podem ser sobre comunicação de promoções e lançamentos de livros, eventos e feiras literárias, respostas a dúvidas, respostas a reclamações e solicitações, atualizações dos pedidos realizados e informações de entrega (quando necessário).

Além dos casos acima mencionados, nós também tratamos dados pessoais para outras finalidades. Confira a seguir:

a) Realizar investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e crimes de lavagem de dinheiro, financiamento e/ou divulgação de terrorismo, pedofilia, homofobia, racismo e pirataria;

b) Garantir o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou garantir o exercício regular de direitos da FGV Editora. Nesses casos, podemos, inclusive, utilizar e apresentar as informações em processos judiciais e administrativos, se necessário e solicitado; e

c) Colaborar com o cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.

 

3. Agente de tratamento

A FGV, representada por intermédio da FGV Editora, é considerada para fins da Lei Geral de Proteção de Dados, como a “Controladora” dos dados pessoais sob tratamento. Isso significa dizer a FGV é o agente que toma as decisões sobre o tratamento de dados pessoais para as finalidades descritas neste documento. Além disso, isso significa que a FGV assume uma série de obrigações definidas na LGPD perante os Titulares dos dados pessoais e de autoridades públicas. 

 

4. Compartilhamento de dados

Para a execução das atividades de tratamento de dados já mencionadas, nós poderemos, se necessário, compartilhar os seus dados pessoais com outras unidades da FGV, com prestadores de serviços auxiliares ou com órgãos reguladores. Jamais vamos comercializar seus dados pessoais ou compartilhá-los sem o seu consentimento ou sem justificativa legal.

 

Os prestadores de serviços auxiliares e parceiros, bem como as outras unidades da FGV, nos ajudam na administração do nosso site de acordo com as nossas instruções. Eles nos auxiliam também em análises antifraude, na intermediação de pagamentos (como bancos e administradoras de cartão), gestão de campanhas de marketing e armazenamento em nuvem. Além disso, eles nos ajudam na entrega do seu livro até a sua residência ou local escolhido, bem como na proteção do seu e-book.

 

Eventualmente, poderemos compartilhar seus dados pessoais com autoridades judiciais, policiais ou governamentais para cumprir integralmente com obrigações legais e regulatórias.

 

Poderemos, eventualmente, compartilhar dados anonimizados por generalização na plataforma com as Unidades Internas da FGV para fins de pesquisa acadêmica e/ou aplicada. Objetivamos com isso identificar tendências, estatísticas de uso, comportamentos e oportunidades de atuação para a instituição tão-somente.  Além disso, poderemos compartilhar os dados pessoais para fins de marketing digital, promoções e outras comunicações como, por exemplo, para o envio de ofertas promocionais relativas aos nossos livros.

 

IMPORTANTE: A FGV Editora possui sua sede no Brasil, e todos os dados pessoais e tratamentos realizados são regidos pela lei brasileira. NÃO CUSTA LEMBRAR QUE NÓS NÃO REALIZAMOS TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE DADOS. A FGV EDITORA SE RESERVA NO DIREITO DE ACESSAR, LER, PRESERVAR E DIVULGAR TODO E QUALQUER DADO QUE ACREDITA SER NECESSÁRIO PARA O CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO LEGAL OU REGULATÓRIA OU ORDEM JUDICIAL; PARA FAZER CUMPRIR OU APLICAR OS TERMOS DE USO; OU PARA PROTEGER OS DIREITOS, PROPRIEDADE OU SEGURANÇA DA FGV EDITORA, DOS NOSSOS FUNCIONÁRIOS, DE USUÁRIOS E OUTROS.

Ressaltamos que, caso não concorde com os compartilhamentos realizados, recomendamos que não faça o uso do nosso site.

 

5. Armazenamento e Segurança dos Dados

A FGV Editora utiliza medidas técnicas e organizacionais apropriadas para garantir a segurança dos dados pessoais coletados, protegendo-os contra tratamentos ilícitos e/ou não autorizados, contra perdas acidentais, danos e destruição.

 

As páginas do nosso site são protegidas por meio do mais avançado método de criptografia de dados disponível atualmente para uso comercial. Além disso, as contas criadas em nosso site são de uso restrito e protegidas por senha, de forma a resguardar a privacidade e a segurança dos usuários. Tudo isso significa que seus dados estão seguros conosco.

 

Agora, isso não significa que você não deva também cooperar para garantir a sua privacidade. Nós fazemos a nossa parte, mas você precisa também tomar alguns cuidados. Uma das medidas de segurança que você pode adotar diz respeito às suas senhas. Quando você cadastrar seu e-mail em nosso site, dê preferência a uma senha diferente daquela que você utiliza para acessar sua caixa de e-mail pessoal. Essa dica vale para todo e qualquer site em que se cadastrar.

 

Além disso, você deve também impedir e evitar o acesso não autorizado de terceiros à sua conta e aos seus dados pessoais, proteger a sua senha e/ou outro mecanismo de conexão de forma adequada e limitar o acesso ao seu computador ou dispositivo e navegador. Você pode fazer isso, por exemplo, efetuando o logout após ter concluído o acesso à sua conta. Caberá, ainda, a você providenciar a alteração de sua senha sempre que requerido por força de política de troca de senha.

 

Seus dados pessoais são armazenados após seu cadastro em nosso site. A falta de acesso ou de novas compras não ocasiona a sua perda. Via de regra, seus dados ficam armazenados enquanto houver uma finalidade para seu uso. Há, porém, exceções. Alguns de seus dados podem ser mantidos mesmo depois de cessadas as finalidades para as quais eles foram inicialmente coletados. Isso pode acontecer no caso de necessidade de manutenção dos dados para cumprimento de alguma obrigação legal ou regulatória ou, também, para uso exclusivo nosso. Nesse último caso, garantimos que seus dados serão anonimizados e não serão compartilhados com terceiros. Ressaltamos que os dados completos de cartão de crédito não ficam armazenados em nosso sistema.

 

6. Direitos dos(as) Titulares de Dados

A transparência sobre o tratamento de suas informações e dados pessoais é nossa prioridade, até mesmo porque a FGV Editora é feita por pessoas que também possuem informações e dados pessoais e prezam pela sua privacidade.

Com a entrada em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil, os usuários passam a ter garantidos todos os direitos previstos no Capítulo III da Lei, a saber:

Direito à confirmação da existência do tratamento: o Titular pode questionar, junto à FGV Editora, se há a realização de operações de tratamento relativos aos seus dados pessoais;

Direito de acesso: o Titular pode solicitar e receber uma cópia de todos os dados pessoais armazenados;

Direito de retificação: o Titular pode requisitar a retificação de dados pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;

Direito de eliminação: o Titular pode requisitar a exclusão de seus dados pessoais de banco de dados geridos pela FGV Editora, salvo se houver um motivo legítimo para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados. Na hipótese de eliminação, a FGV Editora se reserva no direito de escolher o procedimento de eliminação empregado;

Direito de solicitar a suspensão temporária de tratamento ilícito de dados pessoais: a qualquer momento, o Titular de dados poderá requisitar da FGV Editora a anonimização, bloqueio ou eliminação de seus dados pessoais que tenham sido reconhecidos por autoridade competente como desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”);

Direito de oposição a um tratamento de dados pessoais: nas hipóteses de tratamento de dados pessoais não baseadas na obtenção do consentimento, o Titular poderá apresentar à FGV Editora uma oposição, que será analisada a partir dos critérios presentes na LGPD;

Direito à portabilidade dos dados: o Titular poderá requisitar à FGV Editora que seus dados pessoais sejam disponibilizados a outro fornecedor de serviço ou produto, respeitados o segredo comercial e industrial da Instituição, bem como os limites técnicos de sua infraestrutura; e

Direito à revogação do consentimento: o Titular tem direito a revogar o seu consentimento. Entretanto, ressalta-se que isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado antes da retirada. Na hipótese de revogação do consentimento, talvez não seja possível fornecer determinados serviços. Sendo este o caso, o Titular de dados será informado.

Você pode exercer os seus direitos por meio da página do Titular de dados pessoais. Para acessar a página, basta clicar em https://Portal.fgv.br/protecao-dados-pessoais.

 

7. Observações Gerais

A única forma de habilitar um cadastro para compras em nosso site é quando você insere seus dados e finaliza seu registro no mesmo, na aba 'Cadastro' localizada na home. Não recebemos suas informações de plataformas de terceiros ou de outras empresas, nem mesmo de demais unidades da FGV, assim como não repassamos essas informações.

 

A senha de acesso ao nosso site é criada, visualizada e mantida apenas por que a cria e será criptografada pelo nosso sistema. Para maior segurança, recomendamos evitar a criação de senhas fáceis de serem descobertas, como é o caso das relacionadas a dados pessoais.

 

O registro dos dados cadastrais para a efetivação da compra é obrigatório. Havendo divergência, erro ou inexistência de dados pessoais e/ou de endereço e email, a FGV Editora preserva-se o direito de suspender o envio do pedido até que os dados sejam corrigidos por você. Mantenha seu cadastro sempre atualizado.


Informações selecionadas sobre lançamentos, eventos e promoções da FGV Editora serão enviadas apenas para os usuários que fizeram a opção por esse serviço, sendo possível, a qualquer momento, suspender o recebimento.

 

8. Contato relacionado à proteção de dados e demais situações

Caso você tenha dúvidas, comentários ou sugestões relativas a esta Política, ou acredite que suas informações e dados pessoais tenham sido utilizados de maneira inconsistente com a presente Política, entre em contato por meio do e-mail [email protected].

 

9. Mudanças na Política de Privacidade

A presente Política de Privacidade poderá ser constantemente atualizada. Sendo assim, incentivamos que você visite esta página periodicamente para tomar conhecimento das modificações realizadas. Além disso, no caso de haver atualizações e alterações que impliquem na necessidade de obtenção de um novo consentimento, este será solicitado.

 

Editora FGV

Novembro de 2020.

 

Trocas e devoluções

Em uma eventualidade, como devo proceder?

A devolução será feita quando o leitor, por eventualidade, receber o livro errado ou com defeito. Neste caso, o leitor deve encaminhar sua solicitação para o Fale Conosco, informando seu nome, o número da nota fiscal e o motivo da devolução.

 

É preciso enviar o livro, acompanhado da respectiva nota fiscal, através dos Correios, via Sedex, com a despesa de postagem a cobrar, para a Fundação Getulio Vargas - Rua Jornalista Orlando Dantas, 37 -Botafogo - Rio de Janeiro - CEP: 22250-900.

 

Em caso de troca, a remessa de um novo livro será feita imediatamente após o recebimento do livro devolvido, via Sedex e sem custo para o nosso leitor.


A devolução por desistência, com ressarcimento do valor da compra, deve ser solicitada no prazo de até sete dias contados a partir do ato do recebimento dos produtos pelos Correios.

 

O livro deverá ser enviado à Editora FGV também através dos Correios, para o endereço registrado acima, com transporte pago pelo leitor.

 

O ressarcimento será feito por crédito em conta-corrente do titular da compra (exclusivamente), após análise do produto pelo setor de logística, em caso de impresso, e liberação por nosso departamento financeiro.

O prazo para reembolso do valor pago é de cerca de 20 dias úteis a partir do recebimento do livro devolvido.

 

Livros danificados não serão aceitos nesses casos. No caso de eBooks, a devolução por desistência apenas ocorrerá quando a Editora FGV constatar a inexistência de downloads através do seu sistema.

Termos e Condições

Termos e Condições

Desejamos boas-vindas ao site da FGV Editora e fazemos um convite para que conheça os nossos Termos e Condições.

Vamos nos apresentar primeiro. Somos a Editora da Fundação Getulio Vargas, inscrita sob o CNPJ 33.641.663/0036-74, localizada na Rua Jornalista Orlando Dantas, 44-parte, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, e possuímos o site de e-commerce de livros e ebooks em fgv.br/editora, destinado comercializar e/ou disponibilizar nossas publicações.

Quando você, nosso Cliente, realiza a compra de livros e/ou ebooks em nosso site, deve saber de algumas informações sobre nosso atendimento.

Sim. É um pouco extenso, mas é bem importante.


Cliente é toda pessoa física ou jurídica, regularmente inscrita no CPF/ME ou CNPJ/ME, com cadastro corretamente preenchido, cujas informações tenham sido validadas pela FGV Editora, que realiza compras em nosso site.

O Cliente, ao adquirir qualquer livro ou ebook no site da FGV Editora, concorda com todas as regras estipuladas neste documento para aquisição das obras disponíveis em nosso site e declara estar agindo de boa-fé e no gozo de sua capacidade civil, confirmando que compreendeu, leu e está de acordo com todos os termos e condições aqui previstos.
 


A FGV Editora se reserva o direito de não confirmar a aquisição nos casos de:

  1. Cliente com informações cadastrais incorretas ou inválidas,
  2. Fraude, má-fé, descumprimento de quaisquer das condições e políticas do site, abuso de direito, e/ou demais situações que impliquem em violação de dispositivos legais ou enriquecimento ilícito por parte do Cliente, e/ou
  3. Nas demais hipóteses previstas de acordo com a legislação aplicável.

    Os termos e condições estipulados no presente documento estão de acordo com a Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor).

 

 

UTILIZAÇÃO DE CUPONS DE DESCONTO E PROMOÇÕES

Os cupons de desconto são válidos para as compras de livros físicos e books ativos disponíveis no site e publicados pela FGV Editora, sempre sujeito à disponibilidade de estoque e não são cumulativos com quaisquer outras promoções vigentes ou anteriores.

A validade dos cupons de desconto será especificada conforme a sua divulgação. Não é possível renovar e/ou utilizar um cupom vencido.

Os cupons de desconto fornecidos pela FGV Editora não são válidos para os livros com impressão Sob Demanda (sempre identificados com um selo azul na capa e reunidos na ‘Seção Sob Demanda’ - https://editora.fgv.br/vitrine/sob-demanda) e para os Ebooks Editoras Parceiras (sempre identificados com um selo vermelho na capa e reunidos na Seção ‘Ebooks Editoras Parceiras’ - https://editora.fgv.br/ebooks-editoras-parceiras) , salvo casos onde a validade esteja informada.

As promoções feitas em nosso site descaracterizam qualquer cupom de desconto recebido anteriormente, mesmo que ele ainda tenha validade.

Os livros da Seção Sob Demanda e os Ebooks Editoras Parceiras não participam das promoções gerais do site, salvo casos onde houver a divulgação de promoção específica nessas seções.

A promoção de frete grátis só é válida quando a soma de livros impressos chegar ao valor divulgado para gratuidade. Ebooks inseridos nesta mesma compra não são contabilizados na soma para isenção do frete.

 

 

RECEBIMENTO DO EBOOK

 

Os ebooks vendidos no site da FGV Editora são entregues pela própria FGV Editora com proteção DRM da Adobe.

A informação do formato ebook está registrada na capa do título através de um selo vermelho.

Para receber os ebooks comprados no nosso site é indispensável ter o programa Adobe Digital Editions (gratuito e disponível para download) e a Adobe ID (email e senha cadastrados no site da Adobe), ou programa compatível com o DRM da Adobe utilizando esta Adobe ID.

A FGV Editora não se responsabiliza por downloads efetuados de maneira indevida.

Todas as informações para o download correto do ebook são enviadas por email junto ao link do ebook e também estão disponíveis em nosso site, para consultas anteriores à aquisição ou a qualquer momento em https://editora.fgv.br/vitrine/ebooks.

Para dúvidas que persistirem, entre em contato conosco pelo email [email protected]. Indicações desta natureza feitas através das nossas redes sociais não serão atendidas.

 

 

DIREITO DE ARREPENDIMENTO 

 

Em caso de arrependimento ou desistência da compra efetuada no nosso site, o Cliente deverá entrar em contato com o nosso atendimento, por e-mail [email protected], dentro do prazo de 7 (sete) dias consecutivos a partir do recebimento do livro, informando que deseja devolvê-lo, munido da Nota Fiscal e/ou outras formas de comprovante que vinculem os livros à compra efetuada pelo site.

Se este prazo expirar, não será possível efetivar a devolução do valor pago.

Caso o pedido de devolução de livro impresso seja efetuado dentro do prazo, o Cliente receberá um código por e-mail que permitirá a postagem do livro pelos Correios, sem custo adicional de postagem ao Cliente. O Cliente, então, deverá comparecer a qualquer agência dos Correios para validar a devolução. É importante se atentar ao prazo especificado no código de postagem que é determinado pelos Correios.

O reembolso do valor pago pelo livro impresso apenas será liberado mediante nossa confirmação de que o produto foi devidamente recebido e está em perfeitas condições de uso. Caso não se encontre em tal estado, o produto será devolvido ao Cliente.

Caso o pedido de devolução do ebook seja efetuado dentro do prazo, o download será interrompido.

O reembolso do valor pago pelo ebook será liberado mediante nossa confirmação do bloqueio do download.

Caso o cliente se arrependa da aquisição do formato ebook e opte pela troca do mesmo título no formato impresso, a quitação do valor da diferença entre os formatos e do valor do frete deverá ser feita através de depósito bancário, após contato e instruções enviadas pelo email [email protected]. Indicações desta natureza feitas através das nossas redes sociais não serão atendidas.

Esta troca fica vinculada à existência e/ou à disponibilidade em estoque do título no formato impresso, bem como ao bloqueio do download do ebook.

 

 

TROCA EM CASO DE PROBLEMAS NO LIVRO IMPRESSO

 

A FGV Editora não realiza trocas de um livro por outro, a não ser em caso de constatação de problemas deste.

Caso o pedido de devolução seja efetuado dentro do prazo, o Cliente receberá um código por e-mail que permitirá a postagem do livro pelos Correios, sem custo de postagem ao Cliente, junto à Nota Fiscal e/ou outras formas de comprovante que vincule o produto à compra. É importante se atentar ao prazo especificado no código de postagem. O Cliente, então, deverá comparecer a qualquer agência dos Correios para validar a devolução.

Assim que o produto for recebido por nós, ele passará por uma avaliação técnica e, caso seja constatado que o problema decorreu de má utilização do produto e/ou não for constatado o problema mencionado, o produto original será devolvido ao Cliente.

Podemos solicitar fotografias dos problemas relatados via email apenas com o intuito de agilizar o processo e, sempre que constatados nesta imagem, já será possível validar esta devolução.

Indicações desta natureza feitas através das nossas redes sociais não serão atendidas.

Caso o Cliente opte pelo reembolso do valor pago, a devolução dos valores será feita conforme consta na seção de Trocas e Devoluções em nosso site (https://editora.fgv.br/faq) e também descrito no item Reembolso de valores descrito abaixo.
 


ATRASO OU EXTRAVIO DE ENTREGA

A FGV Editora não se responsabiliza por possíveis atrasos na entrega, caso estes decorram exclusivamente das atividades desempenhadas pelos Correios.
No caso de extravio comprovado pelos Correios, por meio de protocolo oficial, será enviado um novo livro ou será realizado o reembolso dos valores, a depender da escolha do Cliente.

Após a finalização do pedido, não é possível alterar os produtos solicitados, o endereço ou a forma de pagamento. Por isso, é importante manter seus dados atualizados em seu cadastro. Caso seja constatada qualquer inconsistência nas informações, entre em contato imediatamente com o atendimento da FGV Editora em
[email protected]. Indicações desta natureza feitas através das nossas redes sociais não serão atendidas.

 

 

RECUSA NA ENTREGA 

 

O Cliente deve recusar a entrega do produto nos seguintes casos:

  1. Embalagem aberta ou avariada, por exemplo, amassada ou molhada;
  2. Produto amassado, riscado ou danificado;
  3. Produto completamente diferente do que foi comprado; e
  4. Faltar peças ou acessórios.

Caso não haja a recusa na entrega e seja constatado qualquer dos problemas acima, o Cliente deverá guardar o conteúdo recebido, inclusive a embalagem original, e entrar em contato com o nosso atendimento, no prazo máximo de 7 (sete) dias consecutivos, pelo email [email protected]. Indicações desta natureza feitas através das nossas redes sociais não serão atendidas.

 

 

REEMBOLSO DE VALORES

A devolução dos valores, em regra, será feita na mesma forma de pagamento da compra. Assim, caso a compra tenha sido efetuada por meio de boleto bancário, o reembolso será por depósito em conta corrente fornecida pelo Cliente, que seja do próprio, em até 20 dias úteis contados da confirmação do recebimento e da avaliação do produto por nós.

Não haverá devolução por depósito bancário em outro tipo de conta que não a conta corrente e/ou para outro titular, que não o Cliente registrado no cadastro da compra.

Para as compras feitas com cartão de crédito, se o reembolso for solicitado dentro do prazo de 30 dias após a confirmação do pagamento, o estorno ocorrerá no próprio cartão de crédito e ocorrerá em até 2 faturas subsequentes, a partir da data de solicitação do estorno entregue à administradora do cartão de crédito. O estorno, nessa hipótese, será de responsabilidade da administradora do cartão de crédito. Se o reembolso for solicitado após 30 dias após a confirmação do pagamento, o reembolso será realizado mediante depósito em conta bancária a ser fornecida pelo Cliente.

Nas compras em que for utilizado cupom de desconto, o reembolso se dará sobre o valor efetivamente pago pelo Cliente, considerando o valor do frete, quando houver.

No caso de produtos adquiridos em promoção, o reembolso se dará sobre o valor efetivamente pago pelo Cliente e não sobre o preço original do livro ou ebook adquiridos, considerando o valor do frete, quando houver.

O procedimento de reembolso de valores se iniciará em até 20 dias úteis contados do recebimento do produto. Lembrando que todos os livros impressos devolvidos serão avaliados, conforme descrito acima.

 

A solicitação de reembolso deverá ser feita através do email [email protected]. Indicações desta natureza feitas através das nossas redes sociais não serão atendidas.

 

 

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

 

Estes Termos e Condições e todas as relações dele decorrentes são submetidas às leis da República Federativa do Brasil, sendo eleito o foro da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, para dirimir qualquer controvérsia decorrente deste instrumento.

 

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Estes Termos e Condições, juntamente com nossa Política de Privacidade publicada em nosso site em https://editora.fgv.br/faq, constituem o acordo integral entre as Partes com relação ao objeto em questão, e substituem todos os acordos anteriores, escritos ou verbais.

Caso tenha dúvidas, comentários ou sugestões relativas aos presentes Termos e Condições Gerais de Uso, entre em contato conosco através do e-mail: [email protected].

 

Política de desconto

Política de desconto

A FGV Editora realiza promoções regulares em seu site e concede cupons de desconto de forma especial.

Os descontos concedidos neste ambiente não são válidos em outras lojas, bem como descontos concedidos em outros pontos de venda não refletem os valores do nosso site.

Os cupons de desconto são válidos para as compras de livros físicos e books ativos disponíveis no site e publicados pela FGV Editora, sempre sujeito à disponibilidade de estoque e não são cumulativos com quaisquer outras promoções vigentes ou anteriores.

A validade dos cupons de desconto será especificada conforme a sua divulgação. Não é possível renovar e/ou utilizar um cupom vencido.

Os cupons de desconto fornecidos pela FGV Editora não são válidos para os livros com impressão Sob Demanda (sempre identificados com um selo azul na capa e reunidos na ‘Seção Sob Demanda’ - https://editora.fgv.br/vitrine/sob-demanda) e para os Ebooks Editoras Parceiras (sempre identificados com um selo vermelho na capa e reunidos na Seção ‘Ebooks Editoras Parceiras’ - https://editora.fgv.br/ebooks-editoras-parceiras) , salvo casos onde a validade esteja informada.

As promoções feitas em nosso site descaracterizam qualquer cupom de desconto recebido anteriormente, mesmo que ele ainda tenha validade.

Os livros da Seção Sob Demanda e os Ebooks Editoras Parceiras não participam das promoções gerais do site, salvo casos onde houver a divulgação de promoção específica nessas seções.

A promoção de frete grátis só é válida quando a soma de livros impressos chegar ao valor divulgado para gratuidade. Ebooks inseridos nesta mesma compra não são contabilizados na soma para isenção do frete.